Este dia é assinalado há mais de quatro séculos e deve-se à mudança do calendário juliano para o gregoriano de modo a fazer coincidir o ano civil - o do calendário - ao ano solar que resultava do movimento de translação realizado pela terra em torno do sol.
Descontentes com o facto do ano se iniciar a 1 de janeiro, e não a 1 de abril como no sistema antigo, muitos franceses resistiram à mudança ignorando o novo calendário e festejando a entrada no novo ano a 1 de abril.
Esta comemoração não era levada a sério e aqueles que a festejavam começaram a receber convites e propostas falsas, perpetuando-se até hoje o "Dia das Mentiras".
Os Media e as empresas de publicidade têm aproveitado bem esta situação, sendo normal aparecer uma notícia falsa, improvável, em cada primeiro de abril.
Desafiamos-te a descobrir quais foram as deste ano de 2016, uma das quais está diretamente relacionada com algo que é do interesse da generalidade d@s alun@s.
Analisa criticamente as notícias deste dia e descobre as falsas. Deixa um comentário com a tua identificação, assegurando a receção do prémio, caso haja lugar ao mesmo.
________________________________

Uma das esferas do famoso relógio astronómico da Torre de Praga (na imagem) tem representado um calendário ilustrado dos meses do ano com os seus correspondentes signos do zodíaco. A esfera de cima indica a hora, mas também a posição do sol, da lua e dos planetas.
Sem comentários:
Enviar um comentário