![]() |
Ilustrador: João Rodrigues |
Diz a lenda que o Imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos, pois acreditava que os jovens sem família seriam soldados mais dedicados ao exército. Valentim, um bispo romano, continuou a celebrar casamentos, em cerimónias realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Durante o tempo em que esteve preso, recebia flores e bilhetes dos jovens que ainda acreditavam no amor; entre elas, estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois apaixonaram-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. Nas suas cartas de amor, o bispo assinava “do seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.
Existem outras versões diferentes sobre a origem do Dia de S. Valentim, mas atualmente está associado ao Dia dos Namorados e serve para celebrar o amor, a amizade e a partilha de sentimentos.
E tu? Já escreveste uma mensagem a alguém especial? Não??? De que estás à espera para o fazer? Já pensaste em participar no Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina? Desafia-te e lê o regulamento AQUI!
Sem comentários:
Enviar um comentário