sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Dia Mundial do Braille

Fonte: Aqui!
Celebra-se a cada dia 4 de janeiro o Dia Mundial do Braille, como forma de recordar o criador do método que permitiu aos cegos e às pessoas com baixa visão aprender a ler, a escrever e a comunicar com mais facilidade no mundo que os rodeia.
Louis Braille nasceu nos arredores de Paris no início do século XIX. Quando tinha três anos feriu-se num olho após uma brincadeira mal sucedida com as ferramentas do pai, tendo sofrido uma infeção que levou à cegueira dos dois olhos. 

Na escola, sem conseguir ler nem escrever, não progredia. Por isso foi transferido para o Instituto para Cegos de Paris, onde iria permanecer durante toda a sua adolescência.
Em 1821, a visita de um antigo soldado à sua escola tornou-se crucial para o que viria a suceder de seguida. Charles Barbier tinha desenvolvido um sistema de 12 pontos em relevo que permitia aos combatentes comunicarem, em campo de batalha, ou durante a noite, em silêncio. O sistema não tinha sido propriamente um sucesso mas, transformado pelo jovem Braille, seria a base de todo o sistema de comunicação das pessoas cegas até aos dias de hoje.

Sem comentários: